CaraguatatubaLITORAL NORTE

Grupo Ubuntu faz parte da programação na Reunião Anual da Unidade Temática de Cultura da Rede Mercocidades

O Grupo Ubuntu de Caraguatatuba com a exposição ‘Fazeres da Tradição’ compõe a programação da Reunião Anual da Unidade Temática de Cultura da Rede Mercocidades realizada na cidade de Santo André, no ABC Paulista.

O encontro tem como tema “Direitos Culturais – Promoção e Salvaguarda das Línguas Indígenas” e conta com a participação de cerca de 30 dirigentes de sete países, incluindo o Brasil.

A proposta para o evento foi definida em uma reunião em 2018, na cidade de Arequipa, no Peru, em consonância com o Ano Internacional das Línguas Indígenas, celebrado em 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os dirigentes abordarão Planos de Cultura, Direitos Indígenas, Políticas Culturais, Tecnologias Digitais e Sociais, entre outros assuntos.

O grupo Ubuntu em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba expõe, até 30 de outubro, no Salão de Exposições do Paço Municipal, 25 obras que apresentam a temática da cerâmica indígena, tanto das etnias que ainda produzem objetos na atualidade como daquelas já extintas ou que perderam a cultura da cerâmica: Terena, Kadiweu, Xakriabá, Asurini, Karajá, Waurá, e Kaingang bem como as cerâmicas arqueológicas Marajoara, Tapajônica, Tupinambá e Tupiguarani.

Dentro da programação o público pode contar, ainda, com Seminário Internacional de Direitos Culturais, mostra paralela, exposições, festival multicultural, concerto e mais.

Sobre o Grupo Ubuntu

O Grupo Ubuntu foi formado em meados de 2012, é composto pelos artistas Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Rita Engi, Rose Teles e Zandoná e tem como intuito trabalhar os saberes tradicionais e o resgate da cultura, fomentando a arte de forma acessível em Caraguatatuba.

Exposição ‘Fazeres da Tradição’

Dia: Até 30/10, quarta-feira

Hora: das 9h às 12h e das 13h às 17h

Evento: Gratuito

Local: Paço Municipal de Santo André – Praça IV Centenário, s/n – Centro

Mais informações: (11) 4433-0111

Comment here